top of page

Passo-a-passo para Organizar a Comida da Semana


Com a minha prática clínica e de vida, eu já percebi o quanto é necessário você organizar a sua alimentação para que você chegue no seu objetivo. Afinal, sem organização, você dificilmente chega no seu objetivo...


Pensando nisso, eu trouxe todo o passo-a-passo pra você organizar a sua comida e não ficar mais esperando cair do céu comidas saudáveis e rápidas na hora da fome!


Vamos lá:


Iniciando a preparação


  • Escolha um dia específico da semana para planejar o cardápio (semanal, quinzenal ou mensal) e para escrever sua lista de compras, outro para fazer as compras e outra para preparar as refeições ou parte delas.


  • À medida que você encontrar refeições favoritas, observe oportunidades de compra com preços melhores para estocar ingredientes de longa duração usados ​​com frequência, como macarrão, arroz e outros grãos.


  • No dia de preparação da refeição, concentre-se primeiro nos alimentos que demoram mais para cozinhar: proteínas como frango e peixe; grãos inteiros como arroz integral, quinoa; feijão e legumes; e vegetais assados.


  • Considere preparar alimentos básicos que você pode adicionar facilmente a uma refeição durante a semana ou num lanche: verduras lavadas para uma salada, uma tigela de frutas picadas e feijão cozido.


  • Enquanto os alimentos estão assando ou cozinhando, pique vegetais e frutas frescas, ou lave e seque as verduras para o final da semana.


  • Ao preparar uma receita, faça porções extras para outro dia da semana ou para congelar e usar em outra semana.



Armazenamento


  • É importante sempre datar e etiquetar o que vai no freezer para que você saiba o que tem em mãos.


  • Coloque os itens armazenados de modo que as refeições ou alimentos mais antigos sejam mantidos na frente.


  • Armazene alimentos altamente perecíveis como verduras, ervas e frutas picadas em geladeira na frente e no centro, na altura dos olhos, para que você se lembre de usá-los.


  • Quando se trata de congelamento, alguns alimentos funcionam melhor do que outros. Refeições cozidas tendem a congelar bem em recipientes herméticos.


  • Alimentos com alto teor de umidade, como verduras para salada, tomate e melancia não são recomendados, pois tendem a ficar pastosos quando congelados e descongelados.


Passar a cozinhar as próprias refeições certamente exige empenho e dedicação, uma verdadeira mudança na rotina e estilo de vida. Mas lembre-se, os benefícios são muitos, tanto financeiramente quanto benefícios relacionados à saúde física e mental. Por isso, espero que essas dicas ajudem e tragam muito mais qualidade de vida para você e sua família!


E se você não sabe montar ou não tem um cardápio, eu tenho um prontinho pra você, juntamente com lista de compras para você ter o mínimo de trabalho na hora de planejar, É SÓ BAIXAR E EXECUTAR o que eu te oriento aqui.



Me diz, você já planeja a sua alimentação? Não é uma maravilha ter tudo funcionando em prol do nosso objetivo?


Abraço da Nutri <3


コメント


8.png

©2022 por Waléria Setubal Nutricionista. 

bottom of page