top of page

10 coisas que podem estar atrapalhando sua hipertrofia

Primeiramente, pra você construir músculos, é importante entender que para que eles cresçam, você precisa estimular, e onde a gente faz isso?

Na academia Quem está aqui que tem dificuldade de ganhar massa muscular como eu tinha, sabe como é sofrido. E com minha experiência atendendo pessoas que querem emagrecer e pessoas que querem ganhar massa, eu digo com toda SEGURANÇA DO MUNDO: Emagrecer é MUITO mais simples do que construir músculos!

Hipertrofia muscular é estressar os músculos, pra que eles construam fibras maiores e mais densas.


3 fatores são fundamentais se você quer ganhar mais músculos:

Treino - Onde você vai estimular o seu músculo Alimentação - É a matéria-prima dos seus músculos, é por meio dos nutrientes, vitaminas e minerais que você vai possibilitar o ganho de massa magra. Sono - Você precisa de descanso, aqui é onde seus músculos se recuperam (e crescem) do estresse gerado pelos treinos.

Agora vamos a 10 causas que podem estar te impedindo de construir o shape que você tanto sonha:

  1. Deficiência nutricional - Se vc está treinando pesado, tem que comer bem! Comer bem não quer dizer comer muito. Quer dizer comer em quantidade suficiente para termos o "superávit calórico" e com qualidade para consumirmos os nutrientes necessários (tanto macro quanto micronutrientes) para a construção de músculos e manutenção adequada de macro e micronutrientes para que o corpo funcione perfeitamente.

  2. Excesso de treinamento - Muito cardio, muitos esportes e pouco descanso podem estar prejudicando sua hipertrofia. Obviamente os músculos precisam de estímulo para crescerem, mas também precisam de descanso. Com o excesso de treino, pode ser que o seu gasto energético seja muito alto por conta dos outros esportes. E aí por mais que você coma bem, talvez não seja o suficiente para ganhar massa

  3. Falta de água - A desidratação não só afeta o desempenho, mas também é condição que coloca a vida do ser humano em risco. Em média, perdemos cerca de 2,5 L de água por dia, mas essa perda pode aumentar de acordo com algumas circunstâncias como exposição a temperatura ou ambiente quente, prática de exercícios em alta intensidade por um longo período de tempo, radiação e vestimentas. Antes, durante e após o exercício, é preciso consumir uma quantidade adequada de líquidos para: - Iniciar o exercício devidamente hidratado; - Evitar uma desidratação maior do que 2% do peso corporal durante o exercício; - Reestabelecer o balanço após o término do exercício Além disso, as contrações musculares que ocorrem durante o exercício produzem um calor metabólico, responsável por aumentar a temperatura interna do organismo. Com isso, são necessários ajustes fisiológicos que têm como objetivo facilitar a transferência de calor para a pele afim de ser dissipado para o meio ambiente. Para saber quanto de água você precisa beber por dia, basta multiplicar 35ml por kg de peso.

  4. Ficar muito tempo sem comer - Nada de jejum, comer quando tem fome… se você quer crescer, você precisa comer. Eu costumo dizer que não é obrigatório comer de 3 em 3 horas pra quem quer emagrecer, mas nesse caso de ganho de massa, se você tem essa dificuldade, é sim uma boa estratégia!

  5. Falta de descanso - O que pouca gente sabe é que NÃO se ganha músculo durante o treino. O treino serve para estressamos os músculos, é quando estimulamos as fibras musculares para, no descanso, elas crescerem. Dormir em torno de 6h a 8h por noite é o suficiente para ter um sono reparador. Se você tem dificuldade de dormir, procure soluções, aqui vão algumas: meditação, controle da respiração, melatonina, chás calmantes, higiene do sono…

  6. Mesmo estilo de dieta e treino - Não adianta querer resultados diferentes com as mesmas estratégias. Se você está no mesmo treino e dieta há mais de 2-3 meses, já está na hora de fazer algumas mudanças, ainda que poucas . Mudar os estímulos periodicamente podem ser determinantes para o seu ganho de massa magra.

  7. Álcool - Desencane de bebida, são altamente catabólicas, ou seja, atrapalham a hipertrofia. Além disso, prejudica a absorção de muitos nutrientes necessários para construir um bom e saudável shape!

  8. Excesso de proteína - A importância das proteínas para a hipertrofia todo mundo já sabe, né? Mas assim como qualquer outro macronutriente em excesso, quando consumidas em quantidades exageradas, as proteínas podem ser acumuladas em forma de gordura corporal, logo, esqueça aquela afirmação de que "quanto mais proteínas, melhor...". O excesso de proteína pode virar gordura e não é bem aproveitado pelo organismo.

  9. Ter medo de carboidratos. Se você quer hipertrofia não pode ter medo de carboidratos. Concorda comigo que para construir músculos, você precisa treinar, e que para treinar bem você precisa de energia e disposição? Pois é nos carboidratos que você irá buscar fornecimento de energia, disposição e regenerar músculo. Dica: Escolha carboidratos de boa qualidade e uso o bom senso nas quantidades.

  10. Inconsistência na alimentação e treino - Não adianta ir para academia 2 vezes na semana, comer bem apenas de segunda a quinta e querer resultados expressivos. Nessa fase de ganho de massa, você precisa de dedicação e foco. Eu diria que para ganho de massa muscular, fazer musculação pelo menos 3-4 vezes por semana já é uma boa alternativa. E para melhor rendimento e aproveitamento do treino, a dieta é fundamental e precisa estar presente na sua rotina.

E aí, qual(is) desses erros você tem cometido na fase de ganho de massa muscular?

Comments


8.png

©2022 por Waléria Setubal Nutricionista. 

bottom of page